Três estudantes do RS conquistam nota mil na redação do Enem 2019: 'Tema que eu não esperava'


Três estudantes do Rio Grande do Sul conquistaram a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O tema desta edição foi a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Ao todo, no país, foram 53 candidatos que conseguiram a nota máxima.

Os gaúchos são Carlos Eduardo Immig, de 19 anos, Guilherme Mendes, 25, e Laura Cavalheiro Brizola, 20. Os três pretendem cursar medicina.

Guilherme fez o Enem pela terceira vez. Ele pretende usar a nota para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

"A prova objetiva eu achei mais difícil que nos anos anteriores, principalmente a prova de ciências da natureza", conta.

 

"Quanto à redação, eu achei bacana, um tema que eu não esperava, mas que foi tranquilo de escrever."

 

O estudante conta o que ele abordou na redação. "Eu foquei o ano todo em problematizar questões sociais, então, como o tema tratou da democratização do cinema, eu segui essa linha de pensamento. Falei sobre as dificuldades das classes menos favorecidas economicamente no acesso ao cinema e à cultura em geral, e abordei maneiras de facilitar esse acesso, como a construção de estruturas cinematográficas ao ar livre em regiões periféricas."


Por: g1.globo.com/rs - 20/01/2020