Eleições 2020: Esposas dos candidatos a prefeito falam sobre família e campanha


Em entrevista ao jornal Tribuna da Produção/Rádio Difusora FM, esposas dos candidatos a prefeito de Palmeira das Missões falaram sobre suas famílias e, é claro, sobre a campanha eleitoral que vai escolher quem comandará o munícipio pelos próximos quatro anos. Elas também comentaram sobre algumas propostas apresentadas pelos candidatos.

Cenira Almeida, esposa de Erico Almeida que disputa pela coligação Aliança Social Democrática por Palmeira; Cláudia Cristiane Borges, esposa de Lúcio Borges concorrente ao pleito pela coligação Novas ideias, grandes conquistas e Enise Massing, esposa de Evandro Massing que representa o Partido dos Trabalhadores são as nossas entrevistadas da semana.

Apesar de muito baixo o número de candidaturas femininas, a participação de mulheres na política está aumentando aos poucos. Em todo Brasil, Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 1 a cada 10 candidaturas para as prefeituras é de mulher, o que representa um total de 13%.

Nestas eleições, nas câmaras municipais de vereadores, as mulheres representam 34% dos candidatos a vereador. São 175.312 (de um total de 509.969 candidatos ao cargo). Em 2016, esse percentual era de 32%. Em 2012, 31%, o que representa, ainda que pouco, um crescimento expressivo.

Em Palmeira das Missões, 36%, ou seja, 26 mulheres disputam uma vaga no legislativo municipal num total de 72 candidatos a vereadores. Nesse sentido e, devido ao fato que, ao longo dos anos, as primeiras damas desempenharam papel fundamental com o objetivo de incentivar mulheres a participarem mais ativamente da política, conversamos também com as postulantes a primeira dama sobre o tema.

A entrevista completa você confere na edição impressa desta sexta-feira, 23.


26/10/2020