Presidente recebe demanda da Associação de Umbanda e Cultos Afros


O presidente do legislativo de Frederico Westphalen, Jorge Alan Souza, recebeu, já nos primeiros dias de trabalho na casa legislativa, representantes da Associação Frederiquense de Umbanda e Cultos Afros – Vale dos Orixás, que trouxera até o legislativo um pedido: a continuidade das tratativas para doação de um terreno para a associação.

De acordo com a presidente do Vale dos Orixás, Juliane Coelho Piovesan, em 2020 iniciaram as tratativas, com mediação do então vereador Edison Dalmolin e aval do presidente da época João Francisco Vendrusculo, e foi até visitado um possível local, junto ao parque de exposições Monsenhor Vitor Batistela, que poderia ser destinado a entidade. “Precisamos de um espaço com mata, água, pedras e lá tem. Porém, se a gestão pública tiver outro local para nos doar, aceitaremos de bom grado”, disse.

A proposta da associação, não é só ter uma sede e sim, um espaço para fazer as oferendas, cultos, oficinas infantis, biblioteca, coral e poder receber a comunidade para conhecer mais sobre as religiões afro. “Além do foco para a religiosidade, vamos trabalhar a natureza. Temos um projeto ambiental a ser desenvolvido, para cuidado com as fontes e nascentes, preservação das matas, porque nosso trabalho está muito ligado a natureza, os orixás são a natureza”, explicou Juliane.

O presidente da Câmara garantiu apoio para a demanda e disse que, tão logo sejam retomados os trabalhos do legislativo será apresentado aos vereadores o projeto e feito o encaminhamento formal do pedido ao executivo.

As representantes da Associação entregaram, ainda, para Souza uma imagem de Iemanjá, orixá regente do ano de 2021, de acordo com a Umbanda, para proteção dos edis, dos trabalhadores e dos trabalhos na Câmara Municipal.

Foto: Ascom/Câmara FW


21/01/2021